Internações 24hrs

Phone  11  4416-3357

Phone  11  4416-3068

fig.whatsapp 11  98637-0126

fig.whatsapp 11  96398-4239

Entre em contato

Contato através do nosso Formulário para internações

Mensagem

A Clínica
O Tratamento
O Paciente
Artigos

Canal You Tube

Clinica Atibaia New Mind na Midia

Terapia Ocupacional

TRATAMENTO

O tratamento consistirá em atendimentos individuais e em grupos de acordo com a necessidade apresentada pelo paciente.Serão utilizadas técnicas terapêuticas especificas de acordo com o diagnostico clínico.

Será desenvolvido um trabalho fundamental nos princípios do N.A, AA e outros.

Durante todos os atendimentos o paciente será orientado, e se necessário estimulados, em todas as suas funções, sejam elas: sensorial, perceptiva,cognitiva,emocional,espiritual, social e física,com exercícios que desenvolva a coordenação motora fina, global e viso motora que provavelmente se encontrarão alteradas devido ao uso abusivo e descontrolado de álcool e drogas.

Será dado uma ênfase especial na função social que inclui a inclusão do dependente químico em seu meio familiar e na vida produtiva da sociedade. Este será um trabalho direcionado para a reabilitação social em oficinas terapêuticas e pedagógicas. Serão aplicadas atividades sociais.

Outro aspecto que terá relevância durante todos os atendimentos e durante todo o processo de realização das atividades propostas, será o trabalho de estimulação da auto estima do paciente.

Outras técnicas terapêuticas também poderão ser aplicadas quando necessário bem como: jogos educativos, músicoterapia, vídeo terapia etc.

Todas as atividades propostas terão um tema e um objetivo definido a ser seguido e alcançado por todos os assistidos.Haverá um programa terapêutico que será de conhecimento deles e que deverá ser seguido dentro dos atendimentos da terapia ocupacional. Estes temas serão principalmente RESPEITO, RESPONSABILIDADE, HUMILDADE e outros de fundamental importância para a realização de um tratamento eficaz e bem sucedido.

 

A Terapia Ocupacional ocorrerá em três etapas:

 -Criação, estabelecimento e fortalecimento do vínculo Terapeuta- Paciente

 -A relação Terapêutica atividades e pacientes

 -A independência total do paciente no processo.

Todo um trabalho de conscientização da importância do papel da família será realizado junto a equipe técnica, terapeuta e familiares.

Este deverá ser um trabalho constante de muita paciência,persistência e tolerância.A equipe técnica se encontrará a disposição. Sem a participação e colaboração da família não será possível realizar um trabalho de qualidade e que possa apresentar resultados reais.A dependência química é uma doença que não tem cura,apenas tratamentos, que poderão dar bons resultados se forem levado muito a sério por todos.

 

ATIVIDADES TERAPEUTICAS PROPOSTAS:

Musicoterapia

Dançaterapia

Arteterapia

Psicodrama

Modelagem

Atividades com sucata

Karaoquê

Técnicas respiratórias/alongamentos/relaxamentos

Mímica expressão facial e corporal

Elaboração de teatros e jornalzinho da comunidade

Atividades socializantes, como passeios e pic-nic

Comemoração de eventos e datas especiais

Dia dos aniversariantes do mês

Dinâmica de grupos

Atividade de auto estima

Jardinagem

Marcenaria


Veja Também
Indique esta página a um amigo! Preparar para Impressão
Entre em contato com a Clínica Atibaia
Copyright © 2007 / 2018
Todos os Direitos Reservados